quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cá está: Crise Pré-26

Inicialmente, vamos às definições do termo segundo o Dicionário Priberan da Língua Portuguesa. Crise vem do latim crisis e do grego krisis - éos, ato de separar, decisão, julgamento, evento, momento decisivo. E também pode ser um tecido muito fino feito de lã branca.

Tendo em vista o significado, solicito ao leitor que interprete-o na seguinte retórica da maneira que preferir. Não sou responsável pela interpretação que as pessoas têm do que escrevo e, caso seja, realmente não me importo.

Pode chamar de mimimi, de Drama Queen, de exagerada, de prepotente, arrogante de Cármen Miranda ou Josefina. Se tem algo que eu não tenho mais saco é ter que ficar explicando as coisas. Isso não combina muito com a carreira acadêmica que pretendo seguir, mas até lá, desenvolvo esse lado. Ou meus alunos me acharão uma megera e está tudo certo.

Crescer dói para caralho. Física e emocionalmente. O lance é que no corpo, ficam as estrias - a ruptura da derme que consiste nas cicatrizes desprezíveis em nádegas, barrigas, pernas transeuntes do verão. Isso ocorre quando há um crescimento abrupto, sem a produção de colágeno suficiente para amenizar esse processo. E lamento informar, não tem cura para isso. Alguns tratamentos podem amenizar a aparência, mas a lesão sempre vai existir. Assume que dói menos.

Já o outro crescimento - o emocional, humano, da psiquê ou o raio que seja - não é notável aos olhos. Ao menos, não tanto quanto as estrias. Acontece simplesmente e sequer nos damos conta. Só que está ai, latejando, pronto para evidenciar sua grandeza. O lado bosta é que só nos damos conta disso quando empurrados do penhasco do autoconhecimento. Daí o instinto de sobrevivência berra "SE VIRA NEGO". E você se vira, sem hesitar. Se vira ou se fode. A escolha é sempre sua.

Nessa crise Pré-26, eu me viro porque não quero me foder. Esse um quarto de século me ensinou (na porrada muitas vezes) que até a maior bosta tem seu lado bom. A lição foi aprendida e, no maior estilo compostagem, estou tirando energia de tudo o que é ruim para o próximo ano astral.

Quanto as coisas boas, dessas eu não falo. Essas eu aproveito, esgoto até a última gota, escondo, reservo. Isso é meu e não vai sari daqui. E nem aqui. Das escolhas oferecidas pelo Priberan, eu escolho a crise como momento decisivo. SE VIRA OU SE FODE.

E eu me viro.

Leia também (ou não, como quiser):

Crise Pré-25
Crise Pré-24

Nenhum comentário: